quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

VOTOS DE ANO BOM ... e mais recordações

 Por:  F. Santa  


                         Um grande abraço Natalício, com os votos de que todos tenham passado um bom Natal.
Como vou estar ausente durante esta semana, pois só  regressarei no próximo SÁBADO, vou deixar aqui bem expresso o desejo de um novo ano 2012 para vós e toda a família, com muita saúde e muita paz e amor para todos desde as famílias daqueles que já pereceram às de todos os nossos camaradas de guerra e visitantes do nossa blog.
 Santa
 
*  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  * 


__________________________________________________________




QUEM CONHECEU ESTE HOMEM? 




O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem.
 
Era o famoso Daniel Roxo. Era o homem mais conhecido do Niassa. Tive o privilégio de falar com ele quando estive no hospital de Vila Cabral. Era um homem conhecedor do mato, muito respeitado e temido pelo nosso inimigo. Quem souber alguma história sobre ele, era interessante aqui ser contada.



O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem. 
Mais uma foto do nosso camarada J. Rodrigues e a “BRIOSA”, algures em Moçambique!







O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem.
Esta, não estou a ver onde foi tirada. Sei que é o nosso Capitão Amado, o Sargento Carvalhão e o Braga, o outro elemento não sei quem é pois deve ser da altura em que eu já estava no hospital. Olhando para a mesa o almoço não deve ter sido mau! A foto que se segue, também já não é do meu tempo lá. Julgo que aqui a guerra já tinha acabado. Só alguém de vocês pode comentar. Espero que sim.

  Já  agora gostava de saber alguma coisa do nosso amigo e camarada Tomé! Olá Tomé! Depois de te contactar (ele está nos E.U.A), fiquei com a certeza que irias entrar no nosso site, mas até agora nada! Hoje vi novamente no quadro das visitas, um membro que nos vê dos E.U.A. Serás tu? Se és, porque não escreves qualquer coisa para nós? Comenta o que tens visto! Faz uma surpresa à malta. Quero saber se para o ano já cá estás!

        Santa.
 

1 comentário:

  1. Agradeço e retribuo com gosto os votos do Santa. E que tenha muita saúde e disponibilidade para continuar a alimentar este nosso espaço com as fotos que tanto apreciamos e a prosa inconfundível com que nos deleita e nos interpela.
    E agora um comentário às fotos de hoje:
    - Nunca privei com o "comandante" Roxo, mas vi-o uma ou outra vez no café Planalto em Vila Cabral, sempre de camuflado. Sei que ele chegou a "operar" com a nossa Briosa na Serra Jeci.Depois da independência foi sargento no exército da África do Sul, onde foi condecorado, tendo vindo a falecer em combate contra as tropas angolanas (e cubanas) em 1976.
    - A terceira foto documenta o jantar de Natal no Lione,em 1968. Foi o nosso Capitão que ontem, ao telefone, me esclareceu que o Alferes à mesa era o Capelão do Catur, o qual mais tarde abandonou o sacerdócio e foi professor na Escola Veiga Beirão.
    - A última, semelhante a outras já publicadas, é do dia 23/7/70, na comemoração do segundo aniversário da 2415. O civil (de camisa escura) é o médico de António Enes, já referenciado (ele e a esposa) em diversas crónicas...

    ResponderEliminar