29 janeiro 2011

LIONE: Vista panorâmica

  Em Moçambique fiz algumas dezenas de "slides" fotográficos. Tenho pena de ter muito poucos do Lione, e nenhum do Chala. Tencionava fazer uma reportagem pormenorizada do Lione, mas entretanto fui enviado inesperadamente a chefiar a recepção dos materiais em Vila Cabral, aquando da nossa transferência para lá, e já não voltei.
  Tenho um especial carinho por estas 2 fotos que montei de forma a dar, acho eu, uma perspectiva realista do aquartelamento e do seu horizonte para sul, vendo-se parte da povoação.


  Quem tiver a paciência de "clicar" até à máxima ampliação, poderá ver pormenores como um abrigo à direita da caserna, o "posto de vigia" diurna, por detrás da mesma, a "bloqueira" que estava, salvo erro, a cargo do Cuba...   (Os blocos serviram para a construção do refeitório, que ficava à direita, fora da foto).
Quem for perspicaz até poderá identificar os militares passeando na picada para o aldeamento... Para se poder visionar com a ampliação máxima verificando melhor os pormenores referidos vão a seguir os slides no tamanho original. (Não se esqueçam de "clicar" 2 vezes).

   Não consigo recordar-me, mas, para ter esta perspectiva, decerto subi ao telhado do chamado "edifício do comando" ...

Aviso: Os vídeos do Magalhães não acabaram... teremos novidades em breve !!!

2 comentários:

  1. Quem andava a passear na larga avenida para a aldeia, sinceramente não sei quem seria. Agora, já me parece ser o condutor Pires a descansar dentro do seu posto de trabalho à sombra da acácia!? Seria devido ao almoço de espaguete/arroz com carne com que os nossos cozinheiros nos brindavam diáriamente?

    ResponderEliminar
  2. Olá amigos! Estive uns dias fora, e hoje que cheguei fui logo directo ao nosso cantinho. É sempre bom recordar ( como sempre digo ), e eis o Lione novamente.Parece que foi á dois dias que estivemos lá! Aquele sinal de curva á direita é que me deixa intrigado! Quanto ao condutor, não me parece o Pires mas...
    Um abraço do santa

    ResponderEliminar