sexta-feira, 30 de abril de 2010

ULTIMA CHAMADA


EM  NOME  E  PARA SATISFAÇÃO DE TODOS!!!     A.Castro                        

quinta-feira, 29 de abril de 2010

ESTAÇÃO DO CATUR

 Por: F. Santa  



Foi aqui que acabou a nossa viagem de comboio que tínhamos iniciado em Nacala, e daqui partimos para a nossa aventura, isto é, partimos para o mato e para o desconhecido, pela calada da noite, através daquela picada poeirenta ao som das viaturas que nos transportavam.
Camaradas. Hoje, dia 28 de Abril, escrevo estas linhas um pouco tristes, não uma tristeza da minha própria vida não, essa não me invade. Sinto-me triste pela pouca participação na nossa festa de aniversário. Não sei qual o motivo que afastou a malta, se é já o desinteresse devido à idade ou se é derivado a factores económicos, só sei que enviei 122 cartas e três vieram devolvidas por a direcção estar incorrecta. No meio de tudo isto só recebi de dois camaradas duas mensagens a dizer o motivo porque não vinham e a mandarem um abraço para todos e ainda três que me ligaram também dizendo porque não podiam estar presentes, o resto nem sequer um OLÁ, não custava nada. Estas coisas dão trabalho e no fim fica-se sempre à espera de um bom resultado o que neste caso a nível de presenças ficou aquém!
Desde já  deixo aqui o meu agradecimento e a minha estima a todos aqueles que me responderam, e aos que me ligaram justificando a sua ausência, que para o ano possam estar presentes, aqueles que nada disseram eu tenho a mesma estima que tenho por aqueles que vêm, mas como disse estou triste pela vossa ausência pois pensar o contrário seria errado da minha parte, pois gostaria de ver toda a malta no convívio, não me levem a mal camaradas, seja qual for o motivo da vossa ausência espero que no próximo convívio estejam presentes e para isso desejo a todos vocês uma óptima saúde até lá.
Aos que vêm que tenham boa viagem que eu cá estarei para vos receber e que para o 43º Aniversário a participação seja maior o que será bom sinal.

                              Do Ex. Furriel Santa, para todos sem excepção um grande      
                               Abraço.
Nota: Para quem quiser preparar o itinerário para sábado, fica aqui a ligação para o o mapa com vista aérea, devidamente centrado no OBSERVATÓRIO. Depois é só manobrar os comandos do BING MAPS... com o "rato"! 
(Manuel Soares)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Saudades da BEIRA - 4


Como curiosidade, repare-se no anúncio da COCA COLA, que só anos mais tarde chegaria à "Metrópole"...

Remexia os meus "papeis" (na vaga esperança de encontrar assunto para trazer aqui...) quando deparei com estes postais que comprei na Beira, quando do nosso regresso (a bordo do PATRIA) no início de Setembro de 1970. Eram para ser colocados no correio em Lourenço Marques, e alguns até tem texto escrito no verso (com data de 5/9/70). Talvez venha a propósito expô-los aqui, documentando "glórias passadas" da cidade do Zambeze... na sequência dos magníficos posts anteriores ( 1 , 2 e 3 ) sob o mesmo titulo.




domingo, 25 de abril de 2010

25/04

  
Cumpra-se


A B R I L  !!!




sábado, 24 de abril de 2010

1º ANIVERSÁRIO DO BLOG DA BRIOSA



1º ANIVERSÁRIO DO BLOG
                  DA BRIOSA
Por: A.Castro
____________________________________
Assinala-se hoje, dia 24, por coincidência, véspera do celebradissimo 25 de Abril, o 1º ano de vida do Blog da CCAV2415.
O seu nascimento conta-se em poucas palavras. Após a minha vinda para o norte, e uns dias antes daquela data,  lembrei-me de contactar o pessoal mais próximo, para deles saber. De entre alguns amigos com quem tive o prazer de falar, uma noite liguei para o amigo M.Magalhães (ex-Alferes). Ao fim de um bom pedaço de interessante bate-papo que versou exclusivamente histórias passadas "lá longe" na guerra e da sua Ilha da Saudade, lembrámo-nos, talvez ele primeiro, de que as muitas histórias tão agradávelmente recordadas e mais as muitas outras de que todos nós somos "autores" deveriam ser postadas num blog para  conhecimento e gozo de todos. Achámos que seria uma surpresa interessante que iria cair bem fundo no nosso meio.
E, assim, no dia 24 de Abril os dois, em directo na Net, fizemos nascer (mais ele do que eu) o http://www.ccav2415.blogspot.com/, pujante, discreto e de bom gosto vestido a letras douradas, querendo logo demarcar-se pela diferença.
No mesmo dia foi baptizado pelo seu progenitor e padrinho M.Magalhães com a Etiqueta: "Guião-Emblema da Ccav2415".
No dia seguinte, ainda a dar os primeiros passos, surge nova Etiqueta do mesmo autor  "Locais por onde andou a Ccav2415" (Mapas).
A 26 a parceria M.Soares/M.Magalhães pôe mãos à obra com Etiqueta  "Chegada a Moçambique".
Logo em seguida, a 29, este vosso amigo dá a cara com "Lione no seu melhor" etiquetado em "Nos intervalos da guerra".
E, sucessivamente, até hoje, o nosso blog deu guarida a uma mão cheia de largas dezenas de textos e fotos que sabemos terem sido do inteiro agrado de todos que a ele deitam os olhos.   
Assim, neste ano de vida , apesar das enormes dificuldades de alimentação a que é votado, temos plena consciência que já por ele passaram milhares de leitores, desde Portugal até Moçambique, chegando até à Austrália, curiosos uns, ávidos outros das suas histórias.
Daí, há que lamentar profundamente a falta de colaboração de todos aqueles que poderiam e deveriam contribuir.  É demasiado fácil e simples, basta haver vontade. Estamos a falar das memórias do nosso passado que nunca deverão ser esquecidas. Os nossos descendentes irão certamente ficar agradecidos.
A vontade de continuar mantém-se, pois o baú das memórias não esgotará e, com toda a certeza, haverá sempre alguém, solidário, que não faltará com o prazer de nos contar mais uma boa história.
Acreditamos que daqui a mais 1 ano voltaremos para cantar de novo os parabéns pelo 2º Aniversário do Blog da Briosa.
Para todos nós SINCEROS PARABÉNS!!
Os moderadores: Manuel Magalhães,  Manuel Soares  e A.Artur Castro. 

sexta-feira, 23 de abril de 2010

AEROPORTO DE VILA CABRAL

Por: F.Santa

Torre de Control

Quem se Lembra? Quantas cervejas se beberam aqui! E quantos pires de marisco aqui foram à vida! Estas eram as pequenas coisas que salteavam entre a guerra! Daqui partiam também os T6 com bombas de “Napalm”  para bombardear a “ Serra Gersei”. Se me recordo, alguém da nossa companhia foi convidado para fazer um voo de reconhecimento nestes famosos T6. Alguém sabe desta história? Concretizou-se?
  Quem se lembra também do Restaurante Coelho onde se comia o saboroso frango de churrasco? O que nos podia acontecer de melhor depois de papar algumas rações de combate? Não havia frango que resistisse! E do Planalto? Que ricas cervejas aí se beberam quando chegávamos com a coluna de Lione! Eram estes alguns sabores que nos ajudavam a ultrapassar o trauma da guerra e que ainda hoje estão gravados na nossa memória. A partir daqui, era quase certo que entrávamos na banca rota, e depois em Lione era o “Asinha” que pagava as favas na cantina, era só escrever no livro dos “calotes”. Mas era uma alegria!!!!
 Quem souber alguma história que se enquadre nestes assuntos, avance.
                        
  Já agora para aguçar o apetite dos camaradas da 2415 que participam na “Patrulha” no dia 1 de Maio, aqui vai o que consta na ração de combate que é reforçada devido á duração da mesma e do seu grau de dificuldade!!!!

Aperitivos:  

Rissóis do Mar  
Coxinhas de Galinha 
Bolos de Bacalhau
Croquetes á Inglesa
Yorkitos
Chamussas 


Bebidas:
Águas Minerais 
Sumo de Laranja
Moscatel 
Vinho Branco

 Quentes Servidos:

 Sopa ----- Aveludado de Cenoura
 Peixe----Arroz de Tamboril c/ Gambas
 Carne----Lombo de Porco c/ Linguiça
 Batata e Sinfonia de Legumes


Sobremesa:

Doce
ou
 Fruta Natural


 Bebidas:

Águas Minerais 
Sumos
 Vinho Branco Maduro
 Vinho Tinto Maduro
 Vinho Verde
Cerveja

Café

 À chegada da “ Patrulha”, haverá o tradicional bolo de aniversário que será regado, como já bem sendo habitual, com o respectivo “Espumante”!!
Espero que a “Patrulha” decorra sem acidentes e que todos fiquem contentes pelo dever cumprido!
                                         Para todos um abraço do Ex. Furriel Santa



quarta-feira, 21 de abril de 2010

ALMOÇO ANUAL DA CCAVª. 2415

    O nosso Amigo Vivaldo, mandou-me este texto e pediu-me para o colocar no nosso site. Faço votos para que desperte alguns de nós e não faltem à nossa confraternização anual!     
                              
  Amigo
Estou bastante aborrecido por saber que não queres ir conviver conosco a Coimbra.
A Auto-Estrada é muito boa e a antiga estrada está também em boas condições.
Será que já não te lembras da nossa camaradagem?
Nós é que lá passamos maus bocados e não estes que nunca souberam o que era a
tropa.
Tenho saudades tuas, apareçe, faz um esforço, vem sozinho e não tragas a familia pois fica mais
barato.
Temos um camarada que esta organizando o convivio. liga-lhe e diz-lhe alguma coisa, pois
organizar tem encargos e compromissos.
Não te esqueças, pois é chato haver alguem a ligar-te individualmente para saber se vais.
Um abraço do Vivaldo

INSCREVA-SE JÁ !!!


Tlm  939440799

Fernando Geraldo Marques Santa

R. 25 de Abril, 344
S. Martinho do Bispo
 3045-163 COIMBRA

terça-feira, 20 de abril de 2010

Missão de MASSANGULO

Por: F. Santa

Quem da C. 2415, se lembra, pela pior das razões, da missão de Massangulo?
Pois é. Foi aqui que se realizaram os funerais do Furriel Santos e do Sargento Carvalhito de saudosa memória.
  Amigo Soares. Já  que aprecia a poesia do nosso camarada Capitão Calvinho, aqui vai mais uma, agora que se aproxima o 25 de Abril. É dedicada aos camaradas deficientes:


  Tu és um grito poema 
saltando de uma garganta
      garganta escrava que foi
      garganta liberta que é!
      Tu foste o motivo que causou.
      Tu foste a causa que motivou
      A libertação que eu poema
      sinto e sou!
      Tu companheiro
      foste o mal necessário
      sem qual
      não teriam despertado
      os capitães de Abril!
      Sem ti Companheiro mutilado
      muitos…..mas muitos soldados
      seriam sacrificados
      nestes dois anos de Abril!
       Eu sou um poema inteiro
      não mutilado
      porque sou feito de ti
      do sinistrado
      da viúva, do órfão
      e trabalhador
    explorado!
---Tu és um símbolo:
    não de fascista,
    nem de explorador!
    Tu tens toda a raiva que eu tenho
    de ofendido, oprimido,
    colonizado!
    Eu sou um poema sentido
    porque sou feito de ti!
     Tu foste peça
    d’armamento
    e como instrumento
     matámos!
     Mas quando matámos
     e vimos correr o sangue vermelho
     dum Povo negro
     Acordámos!
     E quando acordámos.
     Não vimos só que as gaivotas eram livres!

----Renascemos

      E ao renascer
      despertámos muitas gentes
      surdas e endurecidas!
---Tu camarada
       deste-me a mim, poema
       a cor do sangue
       que rasgou a alma dum soldado!
---E eu poema,
       feito de ti,
       não minto quando digo
       que, não foras tu;
       se não tivesse em mim
       as tuas carnes decepadas
       Abril:
   teria sido só Abril
com trinta escravas madrugadas!                                                            
                                                
                                                           CAPITÃO CALVINHO
QUE TAL?                                                                    
EX. Furriel Santa.





segunda-feira, 19 de abril de 2010

ATENÇÃO!!!


O prazo para inscrição para o

CONVÍVIO 2O1O

está a terminar!


o VAGO-MESTRE desta vez é o SANTA e informa que quem se atrasar será abonado de ração de combate ! 


Aqui está uma panorâmica do local da nossa reunião
 no próximo 1º de Maio, no OBSERVATÓRIO,
em Santa Clara - Coimbra:

E SE NÓS QUE VISITAMOS O BLOG ALERTÁSSEMOS (nestes 2 dias)
 AO MENOS UM COMPANHEIRO PARA SE "ALISTAR" ?
 TODOS FAZEMOS FALTA !!!
Tlm  939440799 (Santa)




quarta-feira, 14 de abril de 2010

POBRE ELEFANTE!





Quem se lembra desta história? Tudo isto se passou a caminho de Chala. Lembro-me vagamente (embora estivesse lá como a foto documenta), que tudo isto teve origem numa luta entre eles (Elefantes). Quem está com o machado na mão e o outro camarada que está atrás de mim, não sei quem é. Quem está de costas é o nosso camarada de saudosa memória (Joaquim Maluco) que infelizmente já não está no meio de nós. Era este o nome com que foi baptizado na companhia por ser um condutor destemido, a picada para ele era como se fosse uma auto-estrada! Também não sei qual foi o caminho que os dentes levaram, o que eu sei é que o ambiente não era nada bem cheiroso!


Quem souber mais alguma coisa, pode contar.



Estamos no dia 13 de Maio. Faltam três dias para acabar as inscrições para o almoço da nossa companhia, e o Santa encontra-se neste momento preocupado pela baixa adesão ao mesmo. Sinto-me um pouco triste ao constatar que muitos camaradas que têm sido assíduos aos convívios anteriores, desta vez não dão acordo de si, nem para dizer não posso ir. Excepto três camaradas. Não sei o que se passa! Será o PEC? Tenho a impressão que não. Coimbra que fica tão perto da maioria da malta! No ano passado foi no Algarve esteve tanta malta, e porquê agora tão poucos! Aceitei de boa vontade fazer este convívio para ter o prazer de estarmos todos juntos, estou decepcionado!!! Pergunto mais uma vez: O que se passa? Para quem está ainda indeciso pode inscrever-se até ao dia 21, consegui mais uns dias. Vamos lá camaradas. Surpreendam-me! Paulo, Morgado, Miranda, Braga, Magalhães etc. etc. etc. Já o nosso Site está cada vez mais pobre, dá-me a impressão que está a “secar”, pela parte que me toca quero ver se isso não acontece.

Cá fico à espera. Para todos um abraço do Santa.




 Para que ninguém se perca, aqui vai a última parte do percurso, a partir do "Portugal dos Pequenitos" até ao "Observatório" (conforme sugerido no croquis do Santa). Clique para ampliar... e 

INSCREVA-SE JÁ !!!


Tlm  939440799

Fernando Geraldo Marques Santa

R. 25 de Abril, 344
S. Martinho do Bispo
 3045-163 COIMBRA





sexta-feira, 9 de abril de 2010

“FARINHA NA PICADA”

Por: F. Santa

Sobre a nossa estadia em Moçambique, muita coisa haveria para escrever se todos tivessem um pouco de vontade de participar no nosso “Site” e por palavras simples contar as peripécias que lá se viveram, pois só para dois ou três torna-se difícil mantê-lo activo.

Estou agora a lembrar-me de um episódio que se passou na picada entre Lione e Chala, que bem se podia dar o título: "De Negros passaram a Brancos”. Íamos fazer uma coluna entre estas duas localidades, tendo já nesta altura a Berliett completamente cheia com víveres e nós, veio alguém dizer que era preciso levar para Chala quatro sacos de farinha, mas os mesmos já não cabiam na Berliett. Foi então que o “Joaquim maluco” (de saudosa memória) teve uma ideia genial! Atrelar á Berliett um atrelado que pertencia a um jipe, para transportar os ditos sacos de farinha. Assim se fez. Depois de tudo concluído e para completar a carga, foram empoleirados em cima dos sacos de farinha quatro habitantes da aldeia do Langa que queriam ir para Chala. Depois de algum tempo de viagem a uma velocidade à Chico Maluco, deu-se o inesperado. Havia um grande buraco no meio da picada. Como a Berliett era mais larga de rodados, o buraco não causou qualquer efeito, já o mesmo não se passou com o atrelado do jipe, pois a largura entre rodados era mais estreita. O que se passou? É que o atrelado acertou em cheio no buraco dando uma cambalhota espalhando farinha para tudo quanto era lado! O resultado foi hilariante. Os Negros  ficaram brancos. Depois de sabermos que nenhum deles se tinha aleijado, foi a risada geral perante tal episódio! Depois de tudo recomposto, iniciamos viagem sem outros contratempos. Chegados a Chala, este assunto foi conversa durante algum tempo para gáudio de todos.

      Camaradas. O dia 1 de Maio está a chegar. Não me desapontem. Espero por vocês embora reconheça as dificuldades que hoje existem. É mais um sacrifício, mas desta vez é daqueles que vale a pena, não me desapontem! Já fomos audaciosos, que o sejamos agora também!

 

                        Cá fico à vossa espera!
                        Um abraço para todos do Santa.
                     

sexta-feira, 2 de abril de 2010

SAUDADES DA BEIRA - 3

Relativamente ao texto que escrevi,  intitulado "SAUDADES DA BEIRA - 2", acho que ficou a faltar uma comparação "ao vivo" entre a antiga cidade e a actual que mostrasse à evidência tão enormes diferenças.
Acho que agora, encontrada a prova "provada", aqui deixo o vídeo que mostra, tão claramente, como aquela cidade foi tão bela.
Vale a pena olhar, pois muitos de nós irão suspirar de saudade como a mim me aconteceu.


 AA Castro






quinta-feira, 1 de abril de 2010

A VIAGEM

Por: F. Santa


Depois da curta viagem de Cavalaria 7 para o cais da Rocha, iniciava-se aqui (fotos) uma outra e grande viagem: Lisboa - Nacala. Nesta altura, só tínhamos o oceano como pano de fundo. Começavam-se aqui a revelar as nossas incertezas quanto ao nosso futuro!

Mais um poema do nosso camarada Capitão CALVINHO:





Que luxo
Viajar num camarote de primeira!
Que chique
jantar, num salão de primeira,
manjares de primeira!
Que pinta
ter conjunto privativo
com  piano, violino e tudo!
Que relaxante
ter um bar flutuante
onde, em fofos sofás
e com ar condicionado,
via jogar ao king, ao bridge
e ao poker!
Que fino
passar tardes tropicais
em privativa piscina
tomando banhos  de mar cativo!.. 
…Não longe
no mesmo barco:
Que merda
mais de dois mil soldados
escravos novos enjaulados
e com grilhetas na alma! 
Que tédio centenas de homens suados
dormitam nos porões
ao som da canção
metálica das máquinas! 
Que vida insuportável
aquela vida de rato
   que não levei
mas sentia!... 
Ali:
jogava-se a vermelhinha,
a sueca, o chincalhão
a bisca lambida;
a bisca de nove era só para aqueles
que tinham a 4ª classe. 
De vez em quando
a  lerpa originava cenas de porrada:
e lá ia o oficial ao barco 
armado em Vasco da Gama
meter-se na vida e costumes do Povo!


Um abraço para todos do SANTA.


.