domingo, 31 de maio de 2009

Mensagem... e apelo

(Do F. Santa)

Camaradas da C. C. 2415

Não queria deixar de realçar os laços de amizade e solidariedade que neste momento existem entre nós. É pena que muitos tenham deixado de nos acompanhar nos convívios anuais que temos realizado.
Relembrar a guerra é sinal de que estamos vivos. Os nossos corpos nunca estiveram preparados para a picada nem rebentar minas e emboscadas, muito menos morrer nela. Nós jovens dos anos sessenta que fomos afectados por uma guerra injusta deixando para traz os nossos sonhos, hoje alguns desses jovens estão vivos para contar aos nossos netos o que foi ter ido para o Ultramar. Dos cerca de um milhão de combatentes que durante 13 anos passaram por ela, resultaram como despojos humanos trinta milhares de feridos, entre os quais muitos hoje deficientes, e cerca de 9 mil mortos. Todos deram o melhor pela sua pátria e foram milhares as famílias que vestiram luto e que ainda hoje choram os seus mortos. Não se pode esconder a realidade.
O cansaço e as mazelas que herdamos, vão-nos acompanhar até ao resto dos nossos dias, mas vamos aguentar firmes na formatura da nossa vida e continuar todos os anos a conviver até sermos velhinhos. Para o próximo ano apareçam! Vai ser em COIMBRA.
Vejam o nosso SITE e colaborem!
Para os nossos camaradas que estão doentes as rápidas melhores e um abraço para todos do
Ex. Furriel Santa.

VIVAM OS HEROIS DA 2415!


.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Desporto no Lione


... assistência selecta !
(arquivo do Santa)


quinta-feira, 28 de maio de 2009





(arquivo do Santa)


Recordando o 1º. convívio...

... no David da Buraca.
(do arquivo do F. Santa)

terça-feira, 26 de maio de 2009

Instalações de luxo...






Vista parcial (e nublosa) do Lione ...

e Quartel de alta segurança em Matipa !

(Do arquivo do Santa)

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Em Lisboa ...

... começa a nossa história! Estas são imagens do 3º. plotão, no RC7, do arquivo do Fernando Santa, que aqui inicia o seu contributo fotográfico, a continuar em próximos episódios...




Convívio de 2006

Para "memória futura" ...









sábado, 23 de maio de 2009

TODOS, NUNCA SEREMOS DEMAIS

Atenção Companhia......... firme...........sentido..........
Atenção Companhia...... quem quizer participar no blog dá um passo em frente....
Ora vamos lá brincar um pouco com coisas sérias e porque não usando linguagem militar!! Sei que na tropa ninguém dá passos em frente, ninguém se oferece para coisa alguma!!
Mas estamos a falar em participação para o gozo de todos, sem excepção. Julgo que o prazer de contar as minhas "aventuras" é igual ao prazer de conhecer as "aventuras" dos outros.
A intenção desta mensagem que gostaria de passá-la a todos é só uma chamada de atenção para o facto de que, apesar dos 360 visitantes ao blog até agora e num espaço de 1 mês, ainda ninguém mais apareceu a contribuir. É deveras muito pouco o blog estar dependente de 3 elementos que o alimentam. E por muito boa vontade que continuem a demonstrar acredito que acabará por se extinguir por falta da obrigatoria solidariedade de todos.
Também sei que muitos dirão que não sabem dominar esta arte dos computadores. Acredito. Mas também sei que quase todos têm filhos e netos que estão, concerteza, disponiveis e vivamente interessados em ajudar-vos a contarem as vossas lembranças, boas ou más, a mostrar as vossas fotos e quaisquer outros elementos curiosos.
Por isso, vamos lá a dar o passo em frente, em vez de só olharem as "façanhas" dos companheiros!!
Para aqueles que desejem participar mas não o sabem fazer, p.f. entrem em contacto com:
Soares - 962535409
Magalhães - 226187672,
que estão ao inteiro dispôr para ajudar todos os que necessitem.
E logo sentirão que valeu bem o risco do passo em frente ao fazerem os amigos de sempre mais felizes.

Atenção Companhia ......................... Descansar ....................... À vontade.

FUTEBOL - Mais uma homenagem

Os melhores jogadores que alguma vez devem ter passado por Moçambique, sem desprimor para todos os outros que não estão nesta equipa!!

Quem não se lembra do Rações (excelente guarda-redes), do Sintra, do Vale (grandes centrais), dos talentosos 1001, Cabrita, Matias, Mareco.

E já agora com toda a humildade do menos bom: Eu, próprio, o cripto!!

Belas exibições e enormes alegrias que naquele estádio oferecemos a toda gente, incluindo os adeptos da aldeia, derrotando todos os adversários que nos defrontávamos!

Sinceramente, tenho saudades!! Ah, já agora alguém sabe quem é a equipa adversária que está na foto ao nosso lado?

Alguém se lembra?


sexta-feira, 22 de maio de 2009

Quem se lembra?


Foi no dia 22 de Agosto de 1969, na ponte sobre o Rio Licoco.

O material que estava na Ponte sobre o Rio Licoco e que foi "levantado" - uma mina incendiária de 2kg, uma bomba de avião, presumivelmente de um T6, cerca de 20kg de trotil, que enchia totalmente uma caixa de cartão das latas de cerveja "Laurentina". Esta fotografia foi tirada após o regresso ao Destacamento do Luatize.
Agosto de 1969

Homenagem àqueles que nos mataram a fome!!

Todos contribuimos com o nosso melhor para o bem comum naquela forçada estadia. Vez em quando ao dar uma espreitadela no baú das recordações, surgem também estas figuras simpáticas, e de todo o mérito não podemos nunca esquecer a sua enormissima contribuição. Homenagem também a eles pois mataram-nos a fome quase todos os dias!!
Aí estão eles na dificil missão de ir ao Vagomestre buscar os géneros. Um levando ao colo a latinha de margarina que custava
20$50 (cheguei a pagá-las ao erário publico para que nos fosse concedido vez em quando (raramente isso aconteceu) um tabuleiro (feito na hora em chapa de zinco roubado em Vila Cabral) com pedaços de carne assada em vez do eterno espargueti ou arroz com carne!!), e o outro pegando com todo o cuidado e delicadeza um molho de espargueti, não fosse ele se partir ou mesmo cair no chão!! Quem não se lembra daquela célebre especialidade do arroz com carne. Aquele arroz atirado à parede ficava agarrado que mais parecia cimento!!!!
Como todos davam também o seu melhor e a mais não eram obrigados.
Um Bem Haja também para os nossos GANDAS COZINHEIROS!!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Metendo água ...

(Seria no Chala? ou em Lione ?)



domingo, 17 de maio de 2009

Recordando o 1º. Convívio

Com uma grande homenagem aos PIONEIROS
que o promoveram !!!



Patrulhando Vila Cabral ...



"Descansando" na picada do Chala ...



(Quem se lembra do elefante encontrado morto nas proximidades desta picada, e do seu inebriante perfume ?)


quarta-feira, 13 de maio de 2009

Homenagem obrigatória II

Na continuação do meu "post" do dia 25Abril, intitulado HOMENAGEM OBRIGATÓRIA - Guerra sem vencedores nem vencidos, desejo acrescentar mais o seguinte:
Quando um dia destes vasculhava, uma vez mais, no meu Baú das Lembranças, deparei com uma espécie de folha de papel, já gasta e amarelecida pelo tempo, com anotações ainda muito visiveis, que me deixaram durante largo tempo a olhar de olhos fechados para uma distância de aprox. 12 mil km e de 40 anos. Essas simples notas têm só o valor de que foram escrevinhadas práticamente na hora dos fatidicos acontecimentos, assim a modos como os reporteres de guerra. Vou copiá-las para aqui, tal e qual eu as escrevi na época, com a mesma necessidade e o mesmo
sentir e pesar.
Quote
5 Maio 69 - Morreram Sarg. Carvalhito e o Fur. Santos. Emboscada que NT sofreram na Cantina do Belo, picada entre Catur e Lione, perto do célebre Caracol.
21 Junho 69 - Desastre do Zambeze, morreram os soldados Vitorino e o Cantoneiro.
23 Junho 69 - Ataque ao destacamento de Luatize às 18h35, que durou cerca de 15 minutos. Morreu o 1º cabo Marcelino.
11 Outubro 69 - Emboscada à nossa coluna na picada NViseu, quando vinhamos para Tenente Valadim. Eram cerca das 8 horas da manhã. Tivemos 1 morto o 1º cabo Rodrigues e 5 feridos graves.
30 Outubro 69 - Quando NT picavam a picada até Luatize e a cerca de 25 km de Valadim, rebentou uma mina na ultima viatura um Unimog a gasolina, onde morreram os soldados Peniche e Corado e ainda um enfermeiro da CCS do Batalhão. Nessa mina ficaram bastante feridos mais 4 camaradas, entre eles o meu amigo Moreira, radiotelegrafista, que ficou todo queimado.
Unquote
Como atrás disse, jamais deixarei a perplexidade. Com a maturidade que a idade nos dá, olho agora com outros olhos e outra mentalidade, estes fatidicos acontecimentos e interrogo-me: Porquê? Quem é que fez mal e a quem para merecer o pior dos castigos?
E a unica resposta que consigo encontrar é que morreram 8 seres humanos, jovens, sem qualquer culpa formada, no simples espaço de 6 meses.
Por acaso, alguém já pensou que também poderiamos fazer parte desta lista?

terça-feira, 12 de maio de 2009

Convívio no Algarve - VI
.... e, depois da sobremesa, veio a SURPRESA ! O Rancho Folclórico de Santo Estêvão de Tavira brindou-nos com as modas típicas do Algarve, numa actuação cheia de arte e alegria que a todos entusiasmou !





video

O Fernando Santa (ex-furriel) propôs-se organizar o próximo convívio na região de Coimbra, no primeiro sábado de Maio de 2010. BEM HAJA !!!

domingo, 10 de maio de 2009

Convívio no Algarve - V


Momento alto do convívio foi a já costumada intervenção do Fernando Santa, que resumiu com mestria as razões da nossa presença e lembrou sentidamente os falecidos, em honra dos quais foi respeitosamente guardado um minuto de silêncio. O texto poderá ser lido "clicando" o link ao lado.





sábado, 9 de maio de 2009

Convívio no Algarve - IV








sexta-feira, 8 de maio de 2009

Convívio no Algarve - III

.... já com os pés debaixo da mesa:






(para ampliar, "clique" em cada foto ...)

(continua...)