* * * * Sábado, 20 de Maio ==> Convívio anual da "BRIOSA" 2415 em Montemor-o-Velho * * * *

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Quem ainda se lembra?

AO FOLHEAR MAIS UM VOLUME DA SÉRIE OS ANOS DA GUERRA COLONIAL, QUE SEMANALMENTE VÃO APARECENDO NAS TABACARIAS E QUIOSQUES, ENCONTREI ESTA REFERÊNCIA, QUE DIZ RESPEITO À ÉPOCA EM QUE A CCAV 2415, ESTAVA ACAMPADA EM LUATIZE!
NÃO QUERENDO QUE SEJA ENTENDIDO "COMO PUBLICIDADE", ACONSELHO ÀQUELES QUE PUDEREM E QUISEREM, QUE COMPREM ESTA COLECÃO QUE NA MINHA OPINIÃO ESTÁ BEM FEITA. É DA AUTORIA DE CARLOS DE MATOS GOMES ANICETO AFONSO; VAI NO 10º VOLUME

Homenagem ao Povo Moçambicano


Julgo ser da mais elementar obrigação prestar aqui uma homenagem sentida ao amigo e sacrificado povo Moçambicano.

Assistia-lhes uma razão de pleno direito: lutarem pela libertação da sua própria terra, enquanto a nós, a luta travada imoral, indecente até, foi-nos imposta.

Ambos os povos foram vitimas indefesas da ditadura repressiva e dos interesses politico e comerciais instituídos a època.

Com o maior respeito, desejo ao Povo Moçambicano, do Rovuma ao Maputo, as maiores felicidades e que o País e suas gentes consigam levar a democracia até à eternidade. Bem o merecem.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Lione no seu melhor!!!


Cá está o Mestre Afonso Domingues junto da sua obra!!! Será que já caiu??? Agora passados todos estes anos, sinto uma grande satisfação, por ter -me dedicado aquela obra, que julgo ter sido pensada como homenagem aos primeiros mortos da Companhia. No painel de trás foram pintados os seus nomes.
E não está nada mal feita não senhor!! Olha se eu fosse Arquitecto?!
No "Teatro dos Sonhos" !! Mais parecemos o Manchester United!!
Esta sim é que era a selecção de todos nós. Aqui
há gente de todos os pelotões, grandes jogadores, driblavam tudo e todos, tendo como principal arma a cerveja!! Façam inveja aos filhos e aos netos!!
Agricultura biológica no Chala:
As "misses" em plena labuta: desfolhada e malhada...

Rancho "melhorado" no Lione.
Será pelo Natal de 1968 ?

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Inseparáveis!!



Actores do filme "The Inseparables": AlPacino (Moreira); Jack Nickolson (Castro) e, claro, o homem da rádio, António Claro!

Já agora aqui vai uma história: Certo dia o Claro precisou de apanhar uma injecção, já não sei para quê. Talvez para o paludismo ou até quem sabe para prevenção daquelas doenças que o pessoal tinha horror de apanhar por causa das suas apaixonadas Marias na Metrópole!

Vai daí, chamou o Vivaldo ao Posto de Transmissões (isto aconteceu em Lione), que de imediato lha aplicou com toda a sua enorme competencia e principalmente técnica. Era aquela injecção que tinha dois frascos, um com liquido e outro com um pó branco. Julgo que era uma mistura qualquer à base de penincilina. Sei do que falo, pois também por várias vezes fui ao castigo às mãos do Vivaldo, do Zé Miro e do Castelo (lembram-se?). Aquilo é que era sabedoria, até pareciam uns doutores de tanto saber!

Eu estava ao lado da cama e só ouvia o Claro dizer: Então oh Vivaldo, quando acabas essa merda, pá? Este respondia: Tem calma, tem calma, está quase.

Então aconteceu o que seria de esperar, o granulado da mistura daqueles dois "explosivos" entupiu a agulha e como ele forçava a entrada o líquido regrediu e foi direitinho aos óculos como chuva nos pára-brisas!!

Quando olho de novo a cena deparo, então, com o Vivaldo todo cegueta, com os óculos todos "borrados" de branco do líquido da própria injecção a tactear o cú do Claro e a seringa, pois tinha ficado totalmente embaciado e cegueta!!
Então, a muito custo, lá conseguiu terminar aquela dificilima operação de dar uma injecçãoe com a sua inimitável bonomia me fez dar umas boas gargalhadas.
Mas o bom e bonito ainda estavam para vir e o claro, claro, pagou as favas. Aquela porra infectou e ficou com o cú tão inchado tão inchado que teve de ser lancetado para drenar aquela porcaria toda. Ainda me recordo dos gritos que o Claro dava quando um enfermeiro "out-sider" acho eu, que por lá passou, lhe apertava com toda a força as nádegas para repôr a natureza no seu lugar!!!
Com esta ementa, não há levantamento de rancho !



E no verso da mesma, a acta das conversações Tropa- Frelimo,
com extrema elegância de linguagem...



(Se a memória me não atraiçoa, este "documento" foi encontrado no mato na zona do Luatize)


Pessoal de Transmissões


O êxito da CCav.2415 deve-se sobretudo à enorme qualidade do seu staff. Repare-se no aprumo da formatura na parada do restaurante.

domingo, 26 de abril de 2009


A bordo do VERA CRUZ...
"Por mares nunca dantes navegados"

HOMENAGEM OBRIGATÓRIA

Quiz o acaso, e por causa do almoço/convivio deste ano no Algarve, que ao contactar o pessoal do norte, desse de caras com os ex-audaciosos e amigos Magalhães e Soares, à època também conhecidos por alferes. Logo aí, bem em cima da satisfação dos encontros, a masoquista nostalgia inesperadamente surgiu, obrigando-nos às lembranças do passado como se ontem mesmo tivessem acontecido. E vai daí a ideia de se avançar para a net com a feitura dum blog dedicado inteiramente à CCAV2415, onde todos nós que dela fizemos parte possamos, de pleno direito, olhar, ler, contar as muitas histórias tristes e alegres e também as muitas mágoas e, porque não, até verter uma lágrimazita ainda esquecida. Afinal é esse o sentimento unânime que nos invade quando nos reunimos no almoço anual.
Aliás, são inumeras as organizações militares que por África penaram que entendem este meio como uma forma eficiente e prática de manter os seus elementos em contacto mais permanente e directo.
Sendo um blog de todos nós, que nos abre ao mundo, seria excelente que todos o enriquecessemos e fizessemos o nosso melhor, participando com fotografias, histórias, textos ou quaisquer outros elementos que achemos relevantes e interessantes.
Mas o mais importante, e antes de tudo o que disse, nesta hora de reencontros e lembranças, é desejar aqui lembrar e enaltecer aqueles companheiros que morreram ao nosso lado. Vidas tão jovens indecentemente roubadas aos seus e que, concerteza, nenhum de nós os esquecerá, antes pelo contrário, aqui os iremos relembrar sempre.
Ás suas familias com todo o respeito a nossa eterna admiração.
Aos amigos que desapareceram a eterna saudade de todos nós. DESCANSEM EM PAZ.

VIVA A CCAV 2415 "Fortuna-Audaces-Juvat"

25Abr2009 - Americo A. Castro








O 2º. Pelotão no RC 7 (ainda antes do embarque)...

Matipa

Destacamento de Matipa

Lione - Equipa do 4º. Pelotão da CCAV 2415



Na entrada de Chala



"Messe" de oficiais e sargentos em Chala.
Desfile em Lourenço Marques (actual Maputo), no dia da chegada a Moçambique,
8 de Agosto de 1968
Estádio do Lione ...

sábado, 25 de abril de 2009

Desfile na chegada a LOURENÇO MARQUES, em Agosto de 1968


MAPA DO DISTRITO DE MOÇAMBIQUE COM A INDICAÇÃO DE ANTÓNIO ENES, LIUPO e ILHA DE MOÇAMBIQUE, LOCAIS POR ONDE ANDOU A CCAV. 2415
MAPA DO DISTRITO DO NIASSA, COM A INDICAÇÃO DE LIONE, CHALA, TENENTE VALADIM e LUATIZE, LOCAIS POR ONDE ANDOU A CCAV.2415

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Guião - Emblema da CCav 2415