sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O nosso "monumento"

Como muitas outras unidades militares, também a 2415 deixou a marca da sua passagem. Desconheço outras, mas no Lione, pelo menos, ficou a nossa lembrança.
O nosso (ex-) Comandante fez-me chegar estas fotografias:

(de A.Amado)
Ainda não estava gravado o dia da saída, que também desconheço.


(de A.Amado)
Esta face do monumento tem os nomes dos camaradas que tombaram
durante a permanência no Lione, o Fur. Santos e o sarg. Carvalho.
O local da tragédia, Cantina do Belo, era mais conhecido por Caracol



Entretanto parece-me oportuno colocar a foto da Berliet que, segundo o F. Santa que a enviou, fazia parte da coluna que foi emboscada nesse fatídico 5 de Maio. De facto notam-se pelo menos três perfurações de bala no para-brisas, o que indica que andou muito tempo sem ser substituído. O "atascanço" será na picada do Chala?

(de F. Santa)         


Nota: Para ver os pormenores será conveniente "clicar" nas imagens. Não consegui melhor qualidade nas fotos do monumento (são fotocópias), no entanto são um bom documento, creio.



1 comentário:

  1. Mesmo através de fotos, "Ora seja muito bem-vindo meu Capitão". Estou,concerteza absoluta, a falar em nome de toda a Companhia que ainda permanece, devidamente formada, expectante e à espera de ler e ouvir as suas palavras obrigatóriamente descritivas dum pouco do nosso passado, jamais esquecido.
    Sobre a frase inscrita no monumento:"A estes bravos a Pátria pediu TUDO", o único comentário que se me oferece dizer: "O que a Pátria lhes deu em troca??". Realmente este mundo é imoral!!
    Mas, reparei no seguinte, na frase em questão a palavra "TUDO" sobressai das outras por ser maior. Vejam só o alcance, a intencionalidade.
    Éramos muito novos mas não éramos desprovidos de sentimentos e tb. tinhamos lágrimas.

    ResponderEliminar