quarta-feira, 13 de maio de 2009

Homenagem obrigatória II

Na continuação do meu "post" do dia 25Abril, intitulado HOMENAGEM OBRIGATÓRIA - Guerra sem vencedores nem vencidos, desejo acrescentar mais o seguinte:
Quando um dia destes vasculhava, uma vez mais, no meu Baú das Lembranças, deparei com uma espécie de folha de papel, já gasta e amarelecida pelo tempo, com anotações ainda muito visiveis, que me deixaram durante largo tempo a olhar de olhos fechados para uma distância de aprox. 12 mil km e de 40 anos. Essas simples notas têm só o valor de que foram escrevinhadas práticamente na hora dos fatidicos acontecimentos, assim a modos como os reporteres de guerra. Vou copiá-las para aqui, tal e qual eu as escrevi na época, com a mesma necessidade e o mesmo
sentir e pesar.
Quote
5 Maio 69 - Morreram Sarg. Carvalhito e o Fur. Santos. Emboscada que NT sofreram na Cantina do Belo, picada entre Catur e Lione, perto do célebre Caracol.
21 Junho 69 - Desastre do Zambeze, morreram os soldados Vitorino e o Cantoneiro.
23 Junho 69 - Ataque ao destacamento de Luatize às 18h35, que durou cerca de 15 minutos. Morreu o 1º cabo Marcelino.
11 Outubro 69 - Emboscada à nossa coluna na picada NViseu, quando vinhamos para Tenente Valadim. Eram cerca das 8 horas da manhã. Tivemos 1 morto o 1º cabo Rodrigues e 5 feridos graves.
30 Outubro 69 - Quando NT picavam a picada até Luatize e a cerca de 25 km de Valadim, rebentou uma mina na ultima viatura um Unimog a gasolina, onde morreram os soldados Peniche e Corado e ainda um enfermeiro da CCS do Batalhão. Nessa mina ficaram bastante feridos mais 4 camaradas, entre eles o meu amigo Moreira, radiotelegrafista, que ficou todo queimado.
Unquote
Como atrás disse, jamais deixarei a perplexidade. Com a maturidade que a idade nos dá, olho agora com outros olhos e outra mentalidade, estes fatidicos acontecimentos e interrogo-me: Porquê? Quem é que fez mal e a quem para merecer o pior dos castigos?
E a unica resposta que consigo encontrar é que morreram 8 seres humanos, jovens, sem qualquer culpa formada, no simples espaço de 6 meses.
Por acaso, alguém já pensou que também poderiamos fazer parte desta lista?

Sem comentários:

Enviar um comentário